segunda-feira, 25 de maio de 2009

ACORDA VIVENTE!












Difícil na vida para mim é acordar. Sempre foi, se preguiça fosse virtude, eu seria o cara mais virtuoso do mundo. Mas a bem da verdade sou um pecador, peco por gula a menos tempo, luxuria desde os onze, não, não sou tão precoce, é que já assaltava a coleção de playboy e revistas suecas do meu primo, no entanto a preguiça, creio que desde o dia que nasci. Acredito que a cesariana foi porque não queria sair da barriga de minha mãe, tava tudo tão quentinho, devo ter pedido mais cinco minutos, mas a equipe médica não me atendeu.
Vários casos, muitas histórias. Tem uma com minha irmã, que dormia no quarto ao lado, estudava de tarde e de noite, fazia cursinho, e eu de manhã, colocava meu despertador para as 7:00, 7:15 minha irmã entrava no quarto, espumando de raiva e pedia educadamente:
– Desliga esta merda e acorda!
Depois minhã irmã decidiu ir embora de casa, não por minha causa, arrumou um emprego numa cidade vizinha.
Sobrou para o meu pai, que estava aposentado, ele dormia no apartamento ao lado, e sempre a mesma coisa, eu arrumava o despertador para as 7:00, 7:30 entrava ele no meu quarto, brabo, me arrancando da cama, principalmente no inverno. Estudar de manhã no Rio Grande do Sul, é algo que nos torna pessoas melhores, mais fortes e mais sofridos. Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. É o que diz o hino rio grandense.
O tempo passa, segundo grau, completo. Chega a faculdade, me formo em 01/02/03. Essas missões foram cumpridas, com muito esforço claro, mas cheguei no final dessas etapas.
Saio do Rio Grande do Sul em 2003, chego na terra da garoa, agora é trabalho, acabou a moleza da vida de estudante. Acabou na teoria, pois continua sendo para mim a maior tortura acordar cedo. Mas um homem tem que enfrentar seus demônios.
Agora vivendo uma vida a dois, na verdade três, eu minha mulher e a cachorra, a cama fica muito mais legal. Dormir de conchinha, bem abraçado, o que era bom, realmente fica bem melhor.
Por pouco tempo tive emprego fixo, com o tempo ganhei minha alforria e virei um free lancer, trabalhador autônomo, já minha gatinha, Lucia, trabalhava numa empresa, tinha um crachá, horários para cumprir.
Acordava mais cedo que eu, mas gosta muito da minha companhia, por isso sempre dava um jeito de me tirar da cama. Certa vez suas artimanhas tinham acabado, nenhum argumento era mais poderoso que os lençois.
Então já sem esperanças ela liga a televisão, e vê Ana Maria Braga, com um senhor, um pescador que dá a receita de uma costela em uma panela de pressão. Ela da sala grita:
– Tá dando na Ana Maria um receita de costela.
Levanto num salto, corro pra frente da TV, lá vejo a loira com um senhor muito simpático porém ranzinza. A receita muito fácil, eu louco por um churrasco há tempos, vejo o programa e quase não acredito. Dorival Bertolazzi o pescador, conta como decidiu fazer.
Ele revela que não gosta de bêbados, eles numa pescaria só servem para sentar no isopor e quebra-lo. Costuma pescar sozinho. Numa ocasião tinha apenas 2,5 Kg de ripa, ou ponta de agulha, 1 Kg de linguiça de porco e uma panela de pressão. O que ele fazia com uma panela de pressão numa pescaria acredito que nem ele mesmo saiba, mas ainda bem que ele tinha, pois inventou um prato que salvou minha vida.
Depois de ver o programa corro para rua, para comprar as carnes e uma panela de pressão.
Obrigado Dorival!

3 comentários:

  1. bah, ver essa costelinha depois de uma tarde sem comida é judiação com o operário! hahaha

    ResponderExcluir
  2. ô querido muito óbrégada. adorei te ver hj!
    :*

    ResponderExcluir
  3. eita, agora até eu fiquei com vontade...

    ResponderExcluir