segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Enquanto eu asso eu pósto...














Vai parecer meio Julie & Julia, mas minha cozinha está a todo vapor.
Sempre quando me perguntam do blog fazem uma relação com esse filme. Eu sempre digo que gosto mais do filme Estômago, embora o que eu tenha entendido melhor seja o Ratatouille.
Do estômago a parte que mais me encanta está no minuto um e dez segundos, desse vídeo, nesse momento acendem as luzes da cozinha, na minha cabeça. Viva o refogado!
Então se eu for pegar um livro pra ler, não pode ser o da Julie, ou Julia, pensei ser mais apropriado o Dona Benta, tamanha brasilidade da minha escolha cinematográfica.
Estou estudando, senti muita necessidade. Li alguma coisa, comprei outra, comecei boa relação com as especiarias. Fazer um Toscozinha não é fácil, o medo de errar vive me sondando, mas entro na cozinha e já me sinto em vantagem. Meus ombros caem, minha coluna se levanta, meus sentidos se apuram, menos o olfato por que sou um pouco surdo do nariz.
Se já errei?
Sim, pouco, mas minha carreira na cozinha ainda é curta. Desde criança ando por ela, flerto, mas demorou até ela se interessar por mim. A cozinha é assim, ela gosta de quem quer saber mais sobre ela, conhecer seus cantinhos, seus atalhos. A cozinha é vaidosa, e eu só quero agrada-la, para que eu possar agradar aos outros.
Por isso seguir os conselhos da Dona Benta me parece o mais apropriado.
Estudava para um Toscozinha específico quando fiz essa receita que apresento no Blog.

Ossobuco à Ambrosiana

• Seis ossobucos (mas fiz com quatro, não mudei as proporções abaixo, só um pouco, eu aviso)
• Duas colheres de sopa de manteiga.
• Farinha de trigo, para uma sutil empanada nos ossobucos.
• Uma cebola gaúda picada
• Uma cenoura picada
• Dois talos de salsão picados (aqui troquei por cinco alhos porós, acho o salsão indigesto, me dá gases, pelo menos são por cima, mesmo assim são desagradáveis)
• Meio copo de vinho seco.
• Um quarto de xícara de chá de salsa picada
• Mio dente manda a receita, mas eu usei meia cabeça, não provei a outra, acredito que minha decisão foi mais sábia.
• 1 colher de chá de casca de limão ralada (aqui minha grande falha, esqueci, deve ser o ponto alto do prato, no entanto, esqueci)
• Sal e pimenta-do-reino.

O modo de preparo não teremos em vídeo, como de costume, desta vez será ilustrado por gif, minha mulher acha que sou obsessivo, no tentanto para que a audência entenda as fotos, dou uma leve explicada aqui...

Modo de preparo:

Temperei os ossobucos com sal grosso e pimenta, moídos juntos. Descansei por um segundo cada lado da carne na farinha de trigo.
Açúcar, manteiga e uma unha de azeite numa boa panela. fritei os bichos.
Reservei as carnes.
Mais azeite, manteiga e açúcar, para refogar cebolha, alho e legumes.
Peguei o vinho, tomei um gole e despejei cautelosamente seus 150 ml na panela.
Fogo baixo, e cozinha, cozinha, cozinha...umas duas horas.
Por último a salsa, o alho, e se lembrar, as raspas da casca de limão.
Deixe ferver só mais um bocadinho, tempo de uma a duas músicas de dois minutos e meio.
Faça um cuscuz, purinho, sem nada.
Pegue carona no molho do ossobuco, bom apetite.


A cozinha está em pleno movimento. Preparei e jantei lazanha. Amanhã tem um curso no Cafofo, preparo um coffe break. Asso um pão e pães de queijo.
Aliás já assaram, não faz muito que deliguei. Enquanto asso, eu"pósto".
Amanhã farei meu segundo desafio Dona Benta.
Bolo de limão.
To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário