quinta-feira, 2 de julho de 2009

SE NÃO DÁ PARA FRITAR, NÃO VALE A PENA COMPRAR






















Minha afirmação pode parecer radical, mas para quem não sabe cozinhar ou sabe pouco, esse é uma dica infálivel para quem está no supermercado sem idéia do que colocar no seu carrinho.
Quase tudo na vida dá para fritar, os franceses que o digam, na Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, os ingleses esperavam seus rivais com barris de óleo fervendo, e usavam como uma arma fatal, dando um banho quente nos compatriotas de Joana D'arc, não poderia eu dizer se eles ficavam saborosos, mas a lista que dou agora comprova o que disse no começo e agora repito.
Quase tudo dá para fritar e fica bom.
Carnes, legumes, queijos, frutas, pães, chocolates, ovos, massas...
Enfim, coloque na sua lista de compras o que for, mas nunca deixe de colocar azeite ou óleo de cozinha e claro uma boa escumadeira.
Quem lê o blog pode por um pequeno instante pensar que estou exagerando, porém não estou, no mesmo nível que fritura em excesso pode te matar, ela não deve ser vista com tanto temor, pois ela pode salvar tua vida, num caso de muita fome e pouco tempo, e também quando tiver uns amigos que aparecem sem avisar na tua casa e tu não tem idéia do que servir. Basta esquentar o óleo e jogar, o alimento escolhido.
Eu citei que podemos fritar chocolate, e não minto, em um futuro post quem sabe, darei a receita de twix frito, ainda não é o momento, não me sinto preparado para fazer aqui no blog. Mas conto como aprendemos, eu e minha namorada, essa deliciosa sobremesa. Uma vez depois de assistirmos o filme Super Size Me, A Dieta do Palhaço, eu e Lúcia além de ficarmos com muita vontade de comer um lanche do Mac Donald's, vimos no filme algumas várias marcas de chocolate que foram para o azeite, entre elas o twix, corremos para o computador, pesquisamos os ingredientes, e voiala, comemos cerca de 6 twix fritos envoltos em uma massinha tipo a de tempurá. Alías viva a culinária chinesa e a japonesa, com seus tempurás, vantans, onions rings, rolinhos primavera, peixes e frangos fritos.
Um viva também para as feiras e rodoviárias com seus pastéis, coxinhas, bolinhos de bacalhau, kibes, risólis, croquetes, espetinhos de frango e camarão, que nos fazem criar fortes anticorpos.
Sou um apaixonado por frituras, o som, aquele tssssssssss, o aroma, o crocante da batatinha, mandioca ou polenta. Tudo que é frito ganha um lugar especial no meu coração, um lar nas minhas coronárias.
Sei que vou morrer um dia, mas levarei comigo a lembrança das sextas gordas da faculdade, reuniões saborosas, onde em todo encontro fritávamos um único cardápio. Começamos com batatas, depois na outra semana, mandiocas, depois pastéis, sempre ao final de cada reunião tomávamos uma xícara de chá de boldo sem açucar para amenizar um pouco a culpa. Elas duraram poucas semanas, queriámos um futuro.
Outra lembrança que levarei comigo é o sabor do primeiro fish and chips embrulhado em papel que comi no parque de Dublin, além do sabor levo comigo o momento que vivi com meus amigos, sentado na grama, embaixo de uma árvore, num raro dia de sol da capital irlandesa.
No entanto não morrerei sem antes voltar a Argentina e fritar um sorrentino. Uma espécie de ravioli gigante recheado com presunto e queijo, normalmente, existem outros recheios, é uma iguaria italo-argentina, feita com diversos molhos, o popular é ao sugo, quatro queijos, mas desde o dia em que comi meu primeiro sorrentino pensei neles mergulhados em óleo quente, saindo dourados pronto para serem consumidos.
Posso sim morrer do coração por culpa das frituras, mas é do coração que morrem os apaixonados, os românticos.

2 comentários:

  1. Baaaaahhhhh, saudosas sextas-gordas da faculdade!

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei totalmente... quando tava na faculdade uma vez conversávamos sobre o que faria cada um de nós "enfiar o pé na jaca". Não tive dúvida: frituras, frituras, frituras! Tipo um rodízio sem fim de frituras sequinhas, pra mim não há nada melhor! E o pessoal se lembra disso até hoje... abs, um 2010 cheio de coisas boas, inclusive frituras (sem culpa nenhuma) pra gente!

    ResponderExcluir