segunda-feira, 2 de março de 2009

OMELETE QUE CONQUISTOU LUCIA FARIAS

















Essa omelete quem me ensinou foi minha irmã Renata, que há três dias atrás completou 39 primaveras, mas com corpinho de 25.
Omelete é um prato que não requer muita prática, nem experiência, mas é muito bom pra começar na arte da culinária, pois temos que escolher bem os legumes, picar direitinho, isso requer habilidade com a faca, pouca, mas é um prato que não vai te deixar horas preso na cozinha, vamos chamar de refeição nível 1, foi o primeiro prato que aprendi por isso nada mais justo que começar por ela.









Bueno, vamos aos ingredientes.
- dois ovos,
- dois tomates, não muito grandes,
- uma cebola grande,
- um dente de alho,
- um pimentão, se quiser usa inteiro, eu uso meio.
- queijo, esse nunca é demais.
- presunto ou salame, vai na preferência de cada um.
- fermento Royal, aqui vemos um caso claro de metonímia pois não precisa ser Royal, basta que seja fermento químico em pó.

O preparo é simples, deixe cortado os tomates, cebola, pimentão, alho, queijo e o presunto, eu prefiro esse que o salame. Com essa parte concluída, pegue os ovos, com carinho, quebre, pode apenas fazer um furo, da espessura de um dedo mingo em uma das estremidades do ovo, e escorra as claras num prato onde baterá as mesmas em neve. Deixe as gemas separadas em outro recipiente.
Para bater as claras, solte o braço, pense em suas mazelas, gire, gire, cada vez mais forte, até chegar ao ponto certo. Com cautela tente virar o prato onde elas estão, se elas não cairem, é sinal de que estão prontas.



















Agora o momento mais importante, é aqui nessa etapa que sua omelete deixa de ser uma mistura comum de ovos e vira A OMELETE QUE CONQUISTOU LUCIA FARIAS. Adicione as claras o pó Royal. A medida? As costas de uma colher chá, sabe, do jeito que muitas crianças comem danoninho. Só isso, pouco fermento, mas fará muita diferença.





















Agora coloque as gemas, misture o tomate, cebola, alho, pimentão, queijo e o presunto, coloque sal a gosto, ponha na frigideira de sua preferência e vá trabalhando em fogo baixo.
Pronto, agora é só paciência e bom senso, pois o aroma vai denunciar quando ela estiver pronta.
Pode virar no estilo panqueca, mas com confiança, pois se fizer com medo vai sujar todo fogão.


3 comentários:

  1. Vou fazer qq hora dessas o omelete com fermento.
    Blog de receitas ilustrado. Muito fino

    ResponderExcluir
  2. Parece maravilhoso. Vou fazer e te digo se o meu também ficou legal.

    ResponderExcluir