segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Primeira Receita Vegetariana do Culinária Tosca. Sopa Gaúcha.






Como aurora precursora, levanto para fazer a primeira receita vegetariana do culinária tosca, cansado e sonolento. Esqueço até a letra do hino do Rio Grande. Do farol da divindade, que estava escondido atrás das nuvens paulistanas ainda as 06:30, num céu que se mantem nublado uma hora depois. Foi o vinte de setembro, e hoje, aqui nesta cidade cinza que comemora uma guerra perdida como nós os gaúchos, comemoro meus 8 anos de São Paulo.  O precursor da liberdade, bairro japonês e berço da civilização japonesa, coisa que não tem lá no Rio Grande do Sul, lá só tem chinas e chinocas. Mostremos valor e constância, por isso chamam nós gaúchos de arrogantes, mas somos humildes brasileiros, mal interpretados pelo restante do país, apenas temos um orgulho excessivo da nossa cultura. Nesta ímpia e injusta guerra, só queremos nosso espaço, somos brasileros que fomos separados por um tratado de Todesilhas, dos catarina pra baixo era tudo espanhol e lá ficamos, colonizados pelos Padres Jesuítas. Sirvam nossas façanhas, tal qual aos feitos de Getulio Vargas, Erico Verissímo, Luiz Felipe Scolari, Humberto Gessinger. De modelo a toda terra taí a Gisele Bunchem para provar. De modelo a toda terra como Carol Trentinni, Rachel Zimmerman, Shirley Malmann, Letícia Birkheuer. Sirvam nossas façanhas, pois o que fazemos de melhor dividimos com o mundo. De modelo a toda terra, e damos muito mais, damos atores, Paulo José, José Lewgoy, Walmor Chagas. Atrizes, Glória Menezes, Leila Lopes. Cineastas como o Jorge Furtado. Cantores e cantoras, Nelson Gonçalves, Lupicínio Rodrigues, Elis Regina. E filósofos, como Paulo César Peréio. Mas não basta pra ser livre, por isso desistimos do separatismo, fomos um país, durante os 10 anos da Guerra dos Farrapos, de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. Mas percebemos que  ser forte, aguerrido e bravo é o que nos faz brasileiros também.  Povo que não tem virtude, mas ninguém é perfeito. Acaba por ser escravo, de uma corja, de um bando crápulas corruptos, que ficam só mamando nos fartos seios da pátria mãe gentil, como Pedro Simon (PMDB-RS) que tá lá ha tanto tempo e nada faz, ou Sérgio Moraes (PTB-RS), que não liga para a opinião pública. Isso pra citar só dois. Mas todos lembram do Emílio Garrastazu Médici.
Por isso...   
Mostremos valor e constância, diante desses politicos podres. Nesta ímpia e injusta guerra, vamos nos defender votando certo ou anulando o voto, a escolha é sua, quem sabe até pegando em armas, para cortar o mal pela raíz, como foi no 20 de setembro e acabar com a impunidade e as injustiças do Império, que continua com os mesmos barões.  
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra  
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas  
De modelo a toda terra.
Assistam agora ao video modo de preparo realizado na manhã de hoje, pela Vergonha Alheia Própria Produções. Um vídeo muito instrutivo, com uma receita extremamente nutriva e livre de carnes, para você meu amigo vegetariano que acompanha o blog, para você meu amigo gaúcho que se orgulha de tudo de muito bom que vem do nosso amado Rio Grande do Sul, como o eterno cigano Igor, personagem que ganhou vida graças ao talento de Ricardo Machi.   

2 comentários:

  1. Toscani, velho colega de curso. Fazia tempo que queria te parabenizar pelo blog (divertidalho) e pela pequerrucha que parece saída da loja de tão bonequinha. Mas hoje, em pleno feriado (e tô eu aqui freelando de manhazinha também), me deparo com este texto cheio de bagualice gaudéria de fazer gosto. Perfeito p/ ler com um mate e um pote de sequilhos da vó :P Vilmar Rossi Júnior - http://www.flickr.com/photos/vilmarrossijunior/sets/72157624258928518/

    ResponderExcluir
  2. "só tem chinas e chinocas."

    Mas bah!... hahaha

    ResponderExcluir