terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SE HAY FILÉ, SOY CONTRA!!




















Vamos falar de carnes!
O contra filé é uma carne proletária, classe média, quase alta.
Não é o rico e sofisticado filé mignon, e nem chega a ser o primo pobre e sempre sem dinheiro, coxão duro.
Aliás na Argentina o contra filé é muito apreciado mas com o nome de lomo. Lomo é um pedaço de carne com uma pequena capa de gordura, muito suculenta e saborosa, nada a ver com essas camerinhas de plástico que fazem a cabeça da galera hypster ou hype, pessoas que se alimentam de tendências, mas quase sempre estão atrasadas quando estas moram no Brasil, ou porque algum gringuinho mais sofisticado, que outro, com mais dinheiro e seguidores no twitter resolve usar uma echarpe rosa com plumas, um bigode e ressucitar um walkman de fita K7, daí todos eles e elas entram em parafuso e as lojas lucram.
O contra filé é um corte retirado perto do lombo da Geisy Arruda, opa, sem ofensas as vacas, desculpem. Como Paulo César Peréio já disse um dia numa de suas entrevistas...
"A carne viva ou morta tem que ser respeitada."
Quando viajei para a Argentina e lá comi muito bem, me deparei com os mais incriveis sabores.
Lá a carne é muito bem tratada e admirada, creio que até mais que na Índia. O nomes que cito, lomo, chorizo fizeram parte do meu cardápio diário. E claro que uma perguntinha aqui, outra ali, enquanto comia nos restaurantes, me ajudou a desvendar alguns segredos do preparo dessas carnes. No Brasil tive apenas que traduzir esses nomes, nada que o google não forneça.
Do mercado para a casa é só colocar tudo em prática, acrescentar algum segredinho de mãe ou sogra, valeu dona Elusa, e esquentar a chapa.
No post mostro que o segredo para um bom bife está nas suas mãos, tão perto e você não sabia.
Fico com as palavras do poeta Humberto.

"Nem tão longe que eu não possa ver
Nem tão perto que eu possa tocar
Nem tão longe que eu não possa crer que um dia chego lá
Nem tão perto que eu possa acreditar que o dia já chegou"

Sem mais delongas vamos a outro filme espetácular, da Vergonha Alheia Própria Produções, para gravar esse post tive vídeo-aulas com mestre da vergonha alheia, Marcos Mion em suas brilhantes atuações no seriado Sandy e Junior e claro o apogeu de sua carreira de ator, a novela Bicho do Mato da Record. Aliás ele poderia ter ficado lá no mato mesmo.

Ingredientes:

• Contra filé, um bife com espessura de mais ou menos um dedo.

• Uma pitada de açucar.
• Sal a gosto.
• Azeite de oliva.


Modo de preparo:




Recapitulando, os pontos da carne estão na mão.

Um comentário: